Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Um pouco da minha trajetória profissional...



Sou professora formada em Pedagogia Séries Iniciais pela PUCRS /2006. Iniciei minha vida profissional (como professora) estagiando em escolas municipais de Porto Alegre (E.M.E.F. Saint Hilaire – professora substituta) e Viamão (E.M.E.F.Farroupilha- EJA/Alfabetização) durante o período da faculdade. Antes de me formar pedagoga, comecei a realizar concursos para os municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Consegui ser aprovada em dois deles, nos quais estou trabalhando atualmente. Em Alvorada/RS estou há 4 anos. Na E.M.E.F.Podalírio Inácio de Barcellos, lecionei em turmas de 4ª série e 1º ano. Atualmente trabalho como Coordenadora do Ambiente Informatizado, no turno da manhã, com turmas de 1º ao 9º ano. Tive a oportunidade de trabalhar como professora de hora-atividade de Artes, no ano de 2010, na E.M.E.F.Dom Pedro II. Em Viamão, no qual faz apenas 7 meses que trabalho, sou professora do 3º ano na E.M.E.F.Recanto da Lagoa.
Durante essa minha caminhada consegui realizar vários cursos de formação, muitos deles relacionados com informática educativa e alfabetização. Atualmente estou fazendo um curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento (IERGS).
No Ambiente Informatizado da minha escola nós atendemos todas as séries do ensino fundamental (1º ano a 9º ano). No período da manhã, uma semana é destinada para as turmas do CAT e outra semana para Área. Sendo um atendimento quinzenal. O CAT tem horário fixo e a área é por agendamento.
As propostas realizadas no Ambiente Informatizado referente o CAT, geralmente são decididas e organizadas pelo Coordenador, tendo, é claro, algumas exceções (professores que planejam o que vai ser feito no A.I.). Raramente há um planejamento, em conjunto, do professor e coordenador.
Quando o planejamento é feito somente pelo Coordenador do A.I., algumas vezes se contempla alguns conteúdos que se trabalha em sala de aula. Em outros momentos são trabalhados os equipamentos, recursos, funções (utilização do computador) e jogos educativos.
Quando o planejamento é realizado pelo professor, a turma vem para o Ambiente o professor explica e auxilia no trabalho e o Coordenador do A.I. orienta quanto a utilização dos recursos.
Umas das experiências positivas no Laboratório de Informática foi um trabalho realizado no ano de 2010, com os 9º anos da E.M.E.F.Podalírio Inácio de Barcellos, turno manhã, disciplina de Geografia. A professora trabalhou com a África, além de ter sido o local onde foi realizada a Copa do Mundo, ela aproveitou o momento e trabalhou questões políticas, sociais, econômicas, etc.
Os alunos pesquisavam os tópicos sugeridos pela professora e após isso os alunos deveriam elaborar uma apresentação com imagens e pequenas frases sobre o que mais chamou atenção referente à África. Os alunos utilizaram recursos como Internet para pesquisa e captura de imagens, Word, digitação de pequenos resumos e principais idéias ( formatação) e slides no POWER POINT.
Os resultados foram muito positivos. Além dos alunos aprenderem mais sobre a África eles puderam pesquisar, ter autonomia para analisar diferentes textos, comparar diferentes realidades e idéias, colocar o seu olhar e opinião sobre o assunto.
No final cada grupo apresentou o trabalho realizado para a professora e colegas. Os alunos puderam, também, conhecer outras ferramentas que o computador disponibiliza, pois até então só sabiam utilizar o Orkut e MSN. Não tinham noção de como se fazia pesquisa na web e captura de imagens, muito menos formatação de textos e slides. Foi um trabalho realmente gratificante e produtivo.
Tenho muitas expectativas para o ambiente informatizado este ano, tais como realizar uma parceria com os professores, processo esse, que após a formação, estou conseguindo concretizar. Alguns colegas estão compreendo a importância de planejarmos em conjunto, que o trabalho vai além de simplesmente utilizar o computador e jogar. Nas reuniões pedagógicas já estou tendo a oportunidade de conversar mais com os colegas, explicar o funcionamento do AI e que trabalhos podemos desenvolver no mesmo, em conjunto.
Estamos pretendendo fazer uma formação com os professores para apresentar os recursos/ferramentas disponíveis como Pandorga, Portal da Educação e sites educativos. Ao conhecerem esses recursos e saberem das possibilidades que podem ser alcançadas através deles , eles poderão ter uma idéia do que utilizar para seu planejamento, auxiliando assim no processo de ensino-aprendizagem.
Tenho certeza que se essa parceria poderá se estender com os demais colegas , e assim teremos mais resultados positivos e significativos quanto escola, professor, aluno e coordenador do AI.
Através desse curso, Sala de aula em tempos de web 2.0, pude ampliar meus conhecimentos referente ao trabalho realizado no Ambiente Informatizado, com os debates, trocas de experiências e idéias das professoras pude ter conhecimento de novas possibilidades, auxiliando professores e alunos .
Espero poder desenvolver mais habilidades e aplicá-las, procurando fazer a diferença no meu ambiente de trabalho.

Um comentário:

  1. Olá, Tatiane

    Gostei muito de "conhecer" um pouco teu trabalho, expectativas e propostas. Espero que o curso possa contribuir para que desenvolvas novas competências.
    Abra@os, Iris

    ResponderExcluir